Logo topo

    José Eugênio Rocha

    José Eugênio Rocha

    Verificado o problema pela reportagem deste Jornal, entramos em contato com a Cemig para informa-la sobre a situação, e solicitar as devidas providências. A assessoria de imprensa da empresa respondeu em nota que notificará as empresas responsáveis.

    Por 7 votos a 6, o Poder Legislativo decidiu pela não aprovação do Projeto de Lei Complementar nº49, de 06 de junho de 2025, que autorizava o município aderir ao CISPAR- – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba. Nove municípios da região já integram oficialmente a associação.

    “No dia 5 de setembro, o Mineirão completará 60 anos. No jogo de inauguração, a seleção mineira ganhou do River Plate, da Argentina, por 1 a 0, gol de Buglê, meio-campista do Atlético-MG. A seleção, formada para a partida, treinou durante uns 15 dias na colônia de férias do Sesc, perto de Belo Horizonte.

    O técnico era Gérson dos Santos. No início da preparação, eu, com 18 anos, era reserva da dupla de atacantes formada por Jair Bala, do América-MG, e Silvestre, do Siderúrgica, de Sabará. Durante os treinos, conquistei a posição e joguei ao lado de Silvestre. A partir do Mineirão, Cruzeiro e Atlético-MG passaram a fazer parte da elite do futebol brasileiro.

    A memória é o elo entre o passado e o presente, entre o corpo e a alma, entre o real e o sonho. Fui atleta profissional, médico, professor de medicina, comentarista de televisão e agora colunista. Tenho ainda outros sonhos distintos do que já vivi. Tomara que o futuro chegue a tempo. A vida e o futebol continuam.”


    - Texto extraído de uma crônica do jogador Tostão, publicado na Folha de São Paulo -

    Segunda, 22 Setembro 2025 12:27

    Zé Milica - Que apelido é esse?

    Deus, quando criou o mundo, inventou o Coração grande, e disse a ele: “você cultivará a alegria de viver; sua casa será sempre repleta de amigos, e por onde caminhar verão um brilho estampado em seu rosto. Despertará entre seus semelhantes sentimentos de genuína fraternidade”.

    Sábado, 06 Setembro 2025 14:39

    Impactos do Tarifaço na região do PADAP

    A primeira impressão é de alívio para os produtores e para a própria economia local. Abacate, Cenoura, Alho, Milho..., com exceção do Café e da Carne bovina, o amplo e diversificado leque de produtos, em sua maioria da linha hortifruti, são amplamente consumidos no mercado interno.

    Conhecida por sua complexidade de ingredientes e sabor marcante, a Panelada leva miúdos bovinos, como bucho, mocotó e tripas, cozidos lentamente com vegetais e, fundamentalmente, uma generosa quantidade de coentro.

    Estudos preliminares, apresentados pelo diretor do Consórcio Intermunicipal do Alto Paranaíba, indicam que 62% da população deverá pagar uma tarifa mínima de R$21,39/mês, e que será cobrada a partir de 2027. Para os outros 38% da população, o valor cobrado levará em conta inúmeras variáveis, como a quantidade e a origem do lixo produzido.

    Quinta, 28 Agosto 2025 12:40

    Meio quilo - Que apelido é esse?

    Basta uma observação mais perspicaz de um amigo ou familiar para que uma criança ou adolescente ganhe de presente um apelido que, muitas vezes, nos acompanham por toda a vida.

    No Brasil, essa arte de renomear é quase um esporte nacional, e o bom humor é, sem dúvida, o tempero principal dessa tradição. Quem nunca teve um amigo cujo apelido era a antítese de sua aparência ou personalidade? Ou, ao contrário, reforçasse algum atributo que nos é próprio?

    É nesse cenário que surge a história de Luciano, um homem que, hoje, pode até ser robusto, mas que na infância ganhou um rótulo que carregaria por décadas: "Meio Quilo". Naquela época, era comum que crianças pequenas e magras recebessem apelidos que as descrevessem de forma exagerada ou irônica. A alcunha não era pejorativa, mas sim uma forma afetuosa de comentar sua delicadeza e tamanho reduzido em comparação com outras crianças da mesma idade.

    Uma prova cabal de que a criatividade popular e o senso de humor são ingredientes indispensáveis na hora de batizar alguém, transformando uma característica em uma identidade única e inesquecível.

    Tive o prazer de conhecer o Meio quilo quando ainda trabalhava na gráfica do 'Figura'(nos aguarde, que já estamos curiosos para decifrar seu apelido também). Ainda naquela época, quando ainda jovem, já esbanjava simpatia e senso de humor, atributos indispensáveis para lidar com as travessuras da vida.

    Você sabe o meu nome? Qual o meu nome de verdade? Me pergunta o nosso entrevistado. Te conheço há mais de 20 anos, mas não tenho a mínima ideia, respondo. É Luciano, Luciano Henrique Ferreira. Muito prazer, 'Meio quilo', digo, Luciano.

    Desfeita a primeira dúvida, vou logo ao que interessa: Onde e quando surgiu este apelido? O apelido veio de longe, veio de Goiás.

    Goiás? É, eu sou nascido em São Gotardo, mas com seis anos de idade mudei para Goiás. Aí lá, tinha um senhor de idade, e eu gostava muito dele, e ele, de mim. Ele ficava andando pra lá e pra cá, eu atrás dele, e então, ele começou a me chamar de Meio quilo, em tom de brincadeira, e o apelido pegou. Acho que pelo fato de eu ser muito franzino quando criança.

    E o retorno a São Gotardo? Aí, nos mudamos de Goiás de volta pra cá. E ninguém me conhecia aqui, né? Então, eu tinha a chance de acabar com o apelido de Meio quilo; só que meu irmão espalhou pra todo mundo. Aí, ficou, meio quilo pra cá, meio quilo pra lá e é assim até hoje, a maioria das pessoas que me conhecem, me conhecem como Meio quilo, não por Luciano.

    Eu posso estar enganado, mas certamente porque você era meio franzino, mais miúdo. Bem miúdo, quer dizer, pelo olhar brincalhão daquele senhor eu não pesava nem um quilo, daí, começou a me chamar de Meio quilo.

    Isso nunca te incomodou? Você se deu bem com o apelido? Não, nunca tive nenhum problema. Vejo como uma brincadeira saudável. ninguém me chama de Luciano, só meus pais e minha mulher, mas quando ela está brava, é Meio quilo mesmo.

    Você está com quantos anos? Vou fazer 40 anos em dezembro. Tenho uma filha.

    E hoje você trabalha aqui na R7, não é isso? Trabalho na R7, há uns 5 anos, eu e meu sócio.

     

    Terça, 26 Agosto 2025 18:48

    Imagem da semana

    Numa bela manhã de domingo, um grupo de senhoras octogenárias e convidados, participam de uma programação especial. A convite do colecionador de carros antigos, Maurício de Castro, percorreram as ruas da cidade em uma Kombi devidamente restaurada, relembrando velhos tempos.

     

    Em relação às consultas realizadas no início de julho, o cenário observado em São Gotardo exemplifica uma precipitação infundada para lidar com uma mudança de tais proporções. A comunidade escolar não foi previamente esclarecida e muito menos informada sobre a amplitude e complexidade do modelo proposto

    Página 1 de 38
    loading...
    + Lidas do mês
    Meio quilo - Que apelido é esse?
    Impactos do Tarifaço na região do PADAP
    A 'Panelada', prato típico da culinária nordestina, é uma das atrações da Feira Livre de São Gotardo
    Zé Milica - Que apelido é esse?
    Audiência Pública discute destinação do lixo e cobrança de taxa

    Encontre-nos

    Edição atual

    jd187 pag01

    © 2025 Jornal DAQUI - Todos os direitos reservados.