Logo topo

    Edson Carlos

    Edson Carlos

     Professor, literato e diretor do Cursinho Paideia

    Quinta, 14 Março 2019 11:49

    Para os amigos, a política

    Escrito por Edson Carlos
    Há uma tirada famosa no mundo político, diz-se que de Benedito Valadares, governador de Minas no período getulista. Indagado sobre um problema com um amigo correligionário, que andara aprontando, ele respondeu: deixa que nós resolvemos. Mas resolvemos como? O tal amigo foi pego com a mão no dinheiro público, ficou rico da noite para o dia! Simples, teria dito Benedito: para isso, tem a política. Se amigo, política nele. Se inimigo, a lei. De fato, a política pode fazer um…
    Quarta, 16 Janeiro 2019 11:42

    Até o carro vai passar?

    Escrito por Edson Carlos
    Sento-me diante da TV no apartamento de meu amigo médico. A esposa também é médica. Têm uma filha de doze anos. Pergunto se posso ligar. Ele me responde que não adianta, o aparelho não capta nenhum canal. Nem Globo, nem SBT, nem Band. Nada. Ninguém vê TV. Na verdade, a pergunta foi de mentirinha. Nem eu estava interessado em ver “programa” ou saber “notícia”. Mas foi interessante constatar que esse casal de médicos não vê tevê. Nem a filha. Quanta…
    Segunda, 17 Dezembro 2018 11:30

    Diga-me com quem você anda

    Escrito por Edson Carlos
    Muito antigamente, um mestre famoso resolveu dar uma festa. Todos estranharam. Nunca ele fora dado a festas! Seria para comemorar seus 100 anos? Uma celebração com os inúmeros discípulos? Perguntaram-lhe. A resposta levantou dúvidas e críticas. Era para homenagear seu mestre há anos falecido. Mas como? O senhor teve mestres? Seguia um mestre? Pois ensinou a todos nós que ninguém deveria seguir ninguém! Que o certo é cada um seguir a si próprio, pensar com a própria cabeça! Então? O…
    Quinta, 15 Novembro 2018 11:26

    Lixo ou matéria-prima?

    Escrito por Edson Carlos
    Definição de dicionário: conjunto de coisas que não servem mais e são jogadas fora. É o que chamamos “lixo”. Mas, se pensarmos, veremos que muitas coisas que jogamos fora ainda são bem úteis. Vamos pegar uma latinha de cerveja. Tomou-se o conteúdo, a latinha não serve mais, virou lixo. Mas lixo para nós. Verdade que um montão de latinhas, compactado e pesado, pode render 4 reais o quilo. Ali há metal, alumínio, matéria-prima para produzir outras latas. Tanto é assim…

    Encontre-nos

    Edição atual

    jd110 capa

    © 2019 Jornal DAQUI - Todos os direitos reservados.